Choremos quando é preciso….todos e todas…

E a pressão é imensa….desde que se nasce. O rosa das meninas e o azul dos meninos. O abraço e o colo que se dá ao rapagão, mais activo e espevitado….a delicadeza com que se pega na frágil menina! Os brinquedos e menina, os brinquedos do menino. “Corres como uma menina”….e de repente ser menina é ser fraca. É ser menos.

igualdade de género

“Os homens não choram….chorar é de menina”….e a lágrima é engulida e o menino fica menos ele próprio. E a cada lágrima que trava engole a sua dor. E o lenço fica enxuto, como na magnifica canção de Samuel Uria https://www.youtube.com/watch?v=GYBSMMURsVE

E tantas ideias estériotipadas invadem o nosso pensamento e o nosso discurso e nos inibem de fazer escolhas em liberdade! Este cartaz desta campanha brasileira sublinha a necessidade de estas ideias preconceituosas não entrarem na sua escola e na sua casa.

Mulheres e homens são diferentes sim, todos o todas somos diferentes, independentemente do género…. sejamos livres para expressar e descobrir essas diferenças. Que as nossas diferenças venham de dentro, expressando quem verdadeiramente somos, e não cimentadas por ideias preconceituosas que nos toldam os pensamentos e as acções.