Em Janeiro e Fevereiro irei, mais uma vez, dinamizar um curso de formação na área da indisciplina dirigido a professores e professoras, no Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho em Mafra. Porquê? A indisciplina é cada vez mais uma fonte de stress docente e é um fenómeno que extravasa os limites da escola. A sua análise e compreensão é de natureza sistémica.
Os significados por detrás destes comportamentos ditos disruptivos são ínumeros. Serão um grito de socorro? Serão uma luta contra a invisibilidade?………e os(as) professores(as) que papel têm neste fenómeno? Esta ação visa provocar o necessário e vital exercicio de ” se colocar em causa”, não esquecendo que a única variavél sobre a qual o docente tem responsabilidade é ele próprio. Conhece-se como professor(a)? Como os alunos(as) o(a) veêm? Qual o seu estilo de comunicação?…………..
Aguardo por vós para vos provocar….porque da discussão nasce a luz! :)
“Dê sempre mais atenção à pessoa do que ao erro que ela cometeu. O erro há-de passar, mas a pessoa tem ainda a vida inteira pela frente” Prof. Joaquim Machado
Clique no link para conhecer as acões disponiveis no Centro de Formação
http://www.esjs-mafra.net/cfaeromulocarvalho/documentos/Grelha_Plano%20de%20Acao-PD_2014-2015.pdf
