Nas últimas 4 semanas no espaço semanal às quintas de manhã na RCM – Rádio Concelho de Mafra (105.6 FM) estive à conversa com a Carla Alegre sobre Depressão.

– O que é, como se apresenta nos adultos, nos adolescentes e nas crianças;
– Que sinais é que devemos estar atentos e que fazer para ajudar um amigo, colega de trabalho ou familiar com depressão.
– Falámos de quando a vida deixa de fazer sentido e do suicídio;
– Que tratamentos existem e que implicam, sobretudo com crianças e jovens, uma intervenção sistémica, com a família e por vezes com a escola.
Falámos de psicoterapia, terapia familiar e psicofarmacoterapia.
Falámos da natureza multicausal da depressão (genética, epigenética e transgeracionalidade, reacção a trauma psicológico, conflitualidade familiar, bioquímica cerebral, alimentação, dependência alcoólica, drogas…..).
O ESTIGMA DA DOENÇA MENTAL impede que as pessoas se expressem e peçam ajuda. O estigma da doença mental estimula o sorriso forçado e ao uso de máscaras de emoções forçadas de positividade, máscaras de contenção emocional que só pioram a dor. O estigma adiciona mais sofrimento, vergonha, culpa e falta de esperança a quem está no meio de uma nuvem negra.

Caminhemos para uma sociedade onde possamos falar abertamente sobre o que sentimos sem que a isso seja associado um pré-conceito de fraqueza ou preguiça. Uma sociedade onde sintamos que há esse espaço de liberdade e de afirmação pessoal. Onde possamos verdadeiramente Ser.
“Ser ou não Ser, eis a questão.” William Shakespeare
Deixe um comentário