Psicossomática reúne duas palavras gregas. Psique em livre tradução significa alma enquanto Soma significa corpo.
Estamos tristes e o nosso corpo solta lágrimas, o corpo fica menos enérgico e o nosso rosto espelha muitas vezes a nossa emoção. A interligação corpo, mente/alma/coração é inegável.

Nós somos uma unidade psicossomática e hoje em dia são já mais que reconhecidas as relações entre o sistema nervoso central, o sistema imunitário e os sistema endócrino, nomeadamente comprovado em algumas doenças auto-imunes. Há ligações que reforçam a hipótese de um envolvimento entre os traços de personalidade, de estilos relacionais, de acontecimentos de vida significativos e estados emocionais na regulação da resposta imunitária.
AS EMOÇÕES FICAM REGISTADAS NO CORPO, COMO MEMÓRIAS SOMÁTICAS E FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA PESSOAL.
No que diz respeito às doenças auto-imunes há descobertas neurológicas que revelam que há emoções que interagem com o reconhecimento do Si e Não Si imunitário. Nestas doenças o organismo deixa de reconhecer o Si e ataca-o como se fosse estranho ao organismo (Não – Si). Algumas dessas doenças são: Diabetes tipo I; Alopecia; Artrite Reumatoide; Lupus; Esclerose Múltipla; Colite Ulcerativa, etc.
Neste sentido sabemos que há maior numero de patologias somáticas (físicas) em pessoas depressivas. Sabemos que os estados ansiosos, ao aumentarem a libertação de cortisol, conduzem a uma diminuição dos linfócitos T – principais responsáveis pela resposta imunitária – conduzindo a uma depressão imunitária.
Há concerteza outros fatores que todos sabemos que influenciam a nossa saúde física – hereditariedade, alimentação, estilo de vida, tipo de sono, alterações endócrinas, consumos de sustâncias ou medicamentos, etc. Mas as emoções são um factor bastante descurado.
O não processamento das emoções ” calar as emoções”, a não superação de traumas, culpa, bloqueio ou anestesia emocional têm uma influência no nossa corpo e podem estar na origem de muitos sintomas físicos.
O corpo tem uma linguagem própria e também nos fala. Paramos pouco para lhe dar atenção e ouvir o que nos tem a dizer. O corpo e a sua linguagem representam uma dimensão relacional e histórica da pessoa. O funcionamento imunológico tem uma história singular e está intimamente ligado com quem somos e como nos expressamos.

Tema das conversas na Rádio Concelho de Mafra com a Carla Alegre, dia 23 de Julho 2020
Deixe um comentário