A palavra PSICOLOGIA provém do grego e significa “estudo da mente ou da alma” constituindo-se como a ciência que estuda os comportamentos, os processos mentais e emocionais dos seres humanos. É a ciência do índividual.
O recurso a uma consulta de Psicologia é aconselhado quando existem sintomas como:
- Tristeza, instabilidade emocional;
- Ansiedade, irritabilidade, sentimento de zanga constante;
- Dificuldades de socialização, isolamento relacional;
- Ideação suicída;
- Alterações do comportamento alimentar;
- Alterações dos ciclos de sono (insónias e hipersónias);
- Alccolismo, auto-mutilação, pensamentos obsessivos, entre outros sintomas.
A pessoa também poderá recorrer a uma consulta de Psicologia se sentir necessidade de se conhecer melhor “Ser ou não ser, eis a questão” William Shakespeare
A Consulta de Psicologia, dependendo do pedido que o sujeito nos tráz, poderá conduzir à realização de uma AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, que se caracteriza por um estudo da personalidade e funcionamento cognitivo do sujeito. Este estudo é realizado através de várias entrevistas e dados de observação, mas também por recurso a instrumentos, denominados de testes psicológicos.
A Avaliação Psicológica poderá ser indicada em diferentes situações:
- Processos de Reforma e Incapacidade;
- Esclarecimento de Diagnóstico;
- Avaliação das Funções Cognitivas e da Personalidade para contexto forense;
- Orientação Escolar e Vocacional; etc.
Outra proposta que poderá ser feita pelo técnico é a de se realizar um processo psicoterpêutico. A PSICOTERAPIA é uma intervenção psicológica que visa a compreensão sobre a forma individual e única como a pessoa funciona e apreende a realidade. O trabalho activo do próprio no contacto com as suas emoções e modalidade relacionais, apresenta um forte impacto transformador, promovendo auto-conhecimento e equilibrio emocional. O ganho identitário e de expressão pessoal que se puderá atingir, é promotor de bem estar com ganhos significativos ao nível das relacões interpessoais.
